"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(instituições/ensino/aluno)



Externato São José,dos Irmãos Maristas,tradicional corporação de ensino mundial,criada pelo beato padre Marcelino Champagnat,situada na rua Barão de Mesquita número 164,próximo a Praça Saenz Peña(hoje desativado),onde cursei o admissão(equivalente à quinta série atual),que marcava a transposição dos alunos e dos métodos de ensino do primário para o ginásio e todo êste.O São José,como o chamavámos,tinha uma unidade de internato na rua Conde de Bonfim,perto da Usina da Tijuca,onde o meu irmão Sidônio tinha estudado e que lhe tinha dado a base para passar fácil no exame para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército,motivo pelo qual meu pai escolheu-o para meu ginásio,após a volta de um ano em Portugal,isto em 1950.Na lusa Pátria eu tinha, como ouvinte - pois não podia estudar oficialmente -,
durante o ano,freqüentado a escola do povoado de Argeriz,apenas para não ficar parado,o que foi muto bom,tendo servido de reforço para meus conhecimentos do primário.Em 1951 fiz o admissão e de 1952 a 1955 fiz o ginasial no São José,com ensino de primeira,à exceção de um professor,o Tarlé de História,todos os professores eram Irmãos Maristas,nem sempre grandes professores,no sentido pedagógico da palavra(tinha aulas sacais),mas dotados de grande cultura,educadores e donos de orientação disciplinar rígida(mais uma vez agradeço isso a meu pai,pois colocou-me em colégios onde aprendi a ser disciplinado,a cumprir minhas obrigações e horários,a ser castigado quando errava).A única coisa que enchia o saco e eu não concordava era com os príncipios rigorosos,dogmáticos,católicos,o que me valeu bate-bocas com irmãos-professores em aulas de religião e castigos,alguns merecidos,pela irreverência e outros injustos nos quais meu pai se posicionava a meu favor.Fora isto muito estudo,muito esporte,sempre titular,em todos os esportes da sala onde estudava nos campeonatos inter-classes(os colégios católicos eram "must"no Rio, e só estudavam neles pessoas de famílias tradicionais,de dinheiro),onde tínhamos quatro classes de cinquenta alunos por ano(turmas A,B,C e D),nas seleções da série e nos jogos maristas anuais com o Internato,onde só perdiámos,pois êles viviam de jogar bola nos intervalos de aula.Jogamos algumas vezes contra outros colégios católicos como o São Bento(êste jogava no campo do Flamengo,na Gávea)e eu sempre jogando.Com isso eu era figurinha fácil dentro do colégio,bastante conhecido(pena que era colégio só masculino, ou eu podia ter praticado outros esportes com o sexo frágil). Lá aprendi toda a base de ciências sociais,da língua-mãe,de latim,tudo muito bem,o que me valeu e vale até hoje.Sempre fiquei entre os cinco,seis primeiros colocados da sala,nunca melhor do que isso,por causa de algumas disciplinas filhas da mãe em que eu era muito ruim e me ferravam na média mensal,que eram canto orfeônico(sempre fui desafinado),desenho(sempre marquei duas,três folhas a seguir da desenhada),trabalhos manuais(sempre me colei todo).Por outro lado na disciplina dei muito trabalho,mas sem ser mau educado.Ocorre que eu,volta e meia,era pego fazendo alguma sacanagem(cola ou tachinhas na cadeira para o colega sentar em cima,rabiola de papel na calça de outro ou guerra de giz ou bolinha de papel,enfim alguma babaquice normal da adolescência) e sempre me acusava quando descoberto e aguentava o tranco,fosse linhas de papel,fosse ficar após a hora,fosse suspensão(estas valiam-me surras homéricas de meu pai),mas nunca tirei o meu da reta e deixei os outros se foderem. No entanto sou extremamente grato aos Irmãos Maristas por tudo que me ensinaram, nos campos de ensino, da cultura e da educação. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.