"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(instituições/ensino/aluno)


Uma "pequenina instituição de ensino"


Unicidade: faculdade pequena, no centro de Vitória, com curso de graduação apenas de pedagogia e vários cursos de pós-graduação. Tentou, dentro de suas limitações, ter um curso de mestrado em educação, que começou muito bem, com professores-doutores da UFES, mas logo após não conseguiu mantê-lo, tanto pelos custos como pelas exigências mequianas (do MEC, dos nossos burocratas da educação). Assim, resolveu, com aquiescência dos alunos, transformá-lo em cursos lato-sensu, de especialização, que tivessem os mesmos conteúdos do mestrado e a mesma carga horária total, ao final. Com isso espichei mais um pouco e fiz três pós, respectivamente de psicopedagogia, pedagogia empresarial e gestão escolar, que eram áreas em que eu labutava ou já tinha labutado, e assim tinha a experiência da prática. Estudar em instituições pequenas constitui uma vivência interessante, principalmente quando sempre se estudou em grandes organizações. Todos se conhecem, você não é mais um aluno, você passa a ser conhecido e a ser bem melhor atendido, e com isso a se envolver mais com o estudo, professores, corpo administrativo - e a se sentir um aluno, não um aluno a mais. A Unicidade me deu (teve a sua parcela de importância, diferenciada, no meu processo de crescimento intelectivo) o domínio teórico de áreas da educação que eu já tinha vivenciado, mas não teorizado. Valeu, pequenina instituição de ensino. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.