"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

terça-feira, 24 de junho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(instituições/ensino/aluno)

"Usa teus direitos no todo ou em parte, mas sempre com honradez."

Maomé


Academia Nacional de Polícia, ANP: órgão de ensino policial e de altos estudos sobre a criminalidade e ações de defesa social, pertencente a estrutura funcional do Departamento de Polícia Federal, e casa de ensino que freqüentei muitas vezes, nela fazendo toda a minha formação, especializações e aperfeiçoamentos policiais. Nos primórdios, antes da criação do DPF, já funcionava em um barracão no futuro setor policial sul, no fim da avenida W3, e lá fiz meu primeiro curso, denominado Orientação Didática, para poder dar aulas na mesma. Após a criação do DPF, foram construídas excelentes instalações, compostas de salas de aula amplas e claras, de um anfiteatro, tipo romano, de uma excelente biblioteca, de salas administrativas e de um ginásio de esportes, com um estande de tiro e um tatame subterrâneos, abaixo da quadra do ginásio, com mais uma quadra descoberta externa e amplo estacionamento. Hoje não funciona mais nesse lugar, encontrando-se instalada próxima à cidade satélite de Sobradinho, muito maior e mais moderna, face a necessidade de expansão, com mais instalações, em especial locais de hospedagem para aqueles que vêm fazer cursos e estão lotados em outros estados. Lá, na antiga Academia, fiz vários cursos de atualização, e os mais importantes da carreira, que foram o de formação de Delegado de Polícia Federal, com duração de onze meses e muita teoria/prática de todas as disciplinas policiais, de promoção, e o Curso Superior de Polícia, de altos estudos de segurança nacional, de seis meses, com professores de altíssimo nível, ministros de Estado inclusive, que é para se poder atingir o ápice da carreira, permitindo o acesso ao cargo final, Delegado de Polícia Federal, nível Especial, e capacitando para o exercício dos cargos máximos de Superintendente Regional e de membro da alta Direção do DPF. A ANP marcou-me bastante por tudo que lá aprendi, e pela quantidade de tempo que lá passei na minha carreira na PF. Valeu ANP, órgão importantíssimo da Polícia Federal, escola de formação de policiais federais de escol. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.