"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

vivencias-madeira-alfabético(pessoas-T)



T: Terezinha Botelho Coelho, depois Terezinha Coelho Dias, minha esposa, mãe de meus filhos, avó de meus netos, filha, mãe, irmã, comadre, amiga de um peso, de uma presença fortíssima. Terezinha,q ue eu conheci e amei desde a primeira vez que falei com ela, era, como a definia meu pai, "uma mulher forte". Definição lusitana, curta e grossa, mas que engloba todas as caracteristicas dela. Forte de personalidade e caráter, daquelas pessoas que após análise inteligente da situação não se dobrava a ela, fosse qual fosse a dificuldade a ser enfrentada e vencida. E ela enfrentava e vencia. Lutou contra a pobreza e as dificuldades da infância e da adolescência e cresceu dotando-se de um conhecimento de vida e de uma coragem, de uma valentia que a habilitou a vencer depois tudo de difícil que veio, desde as mudanças,com as adaptações, a tocar um lar com perfeição, educando os filhos com firmeza, dedicação e amor impressionantes, até o problema renal, que venceu por cerca de vinte e três anos, para depois ser vencida por êle. Guerreira ao extremo, sabia bem o que queria para si e para cada um de nós, marido, filhos e netos e era que pudéssemos, à sua imagem, nada temer, desde que fosse no caminho de bem. Amiga de entrega total àqueles que amava e que a respeitassem, mas capaz de mostrar, de forma sincera, dura, os erros cometidos por todos, ainda que houvessem ou ficassem mágoas. Nunca vi Terezinha desanimada ou triste (a vi muitas vezes pronta para a liça justa), sendo um exemplo de vida. Conheci-a uma menina, dezoito anos, mas já na têmpera da vida, trabalhando desde os quinze anos para ajudar os pais na subsistência da casa, magrinha mas cheia de disposição, trabalhando de sol a sol, mas sem reclamar ou alegar qualquer cansaço, sorridente, decidida, muito bonita e senti que os filhos que estivessem escalados para serem meus o seriam com ela, pela fôrça e confiança que me passou. Casada, sempre esteve ao meu lado, ponderando nas minhas decisões, mas aceitando-as, mesmo com as quais não concordava e a partir daí ficando ao meu lado, sem nenhum comentário negativo. Ninguém viveu mais Terezinha que eu. Foram quase quarenta anos e em todas as situações possíveis: de dor, de amor, de trabalho, de mudanças radicais, de passeios, de festas, de lutos; enfim, uma vida completa de aprendizagem, pois foi isso o mais importante, a troca de conhecimentos que nos permitiu crescimento mútuo e realizações internas e externas para nós, para todos os nossos e para aqueles que estavam em nosso entorno. Valeu Tetê, você foi uma das pessoas que me marcaram e com uma marca indelével: a marca do amor e do companheirismo eterno. Sei que vou te reencontrar, tanto na vida espiritual como em novas reencarnações (não sei se como esposa, filha, mãe ou pai), pois foi tão forte o que nos uniu que nos unirá certamente no futuro. Valeu Tetê. Do Theo

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.