"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

terça-feira, 22 de julho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(homenagens/paraninfo e outras)



Como professor e coordenador de curso (e depois diretor de faculdade) recebi, em todas as instituições públicas e privadas em que militei, a honraria de ser o padrinho dos formandos quando da cerimônia de formatura da conclusão do curso. Isto ocorreu, tenho a certeza, por sempre ter cumprido minhas obrigações, tanto de horários quanto de passagem de conhecimentos, estes recheados de prática, com muito respeito e amor. Assim fui paraninfo de turmas na academia nacional de polícia, do departamento de polícia federal, ídem na ACADEPOL/ES e no CFA/PM/ES, sendo nesta de sargentos e de oficiais; isto em instituições de ensino públicas. Nas faculdades em que lecionei no ES - Humanas, FAESA e UVV -, talvez por ter ficado mais tempo na área de ensino, fui paraninfo todos os anos de alguma turma, tendo uma grande quantidade das benditas plaquinhas de agradecimentos comigo. Mas a que mais me marcou foi a de paraninfo da turma de direito da UVV, de 1991, porque nela se formou o meu filho Caio. Foi de fato emocionante (já o tinha sido ter sido professor dele) estar na mesa diretora da colação de grau, e de frente acompanhar e entregar o diploma a ele. No campo das homenagens, nas minhas carreiras pública e privada recebi algumas, todas, também tenho a certeza, fruto da seriedade e respeito com que trato todos ao meu redor e de, por herança paterna, buscar acima de tudo cumprir meus deveres e minhas obrigações com fervor, com devoção. As principais homenagens a serem lembradas são os diplomas de Amigo da polícia civil do ES, o mesmo da PM/ES, o diploma de Mérito do ensino policial da PM/ES e os títulos de cidadão das cidades de São Luis do Maranhão, Fortaleza/Ceará, Vitória/ES e Guarapari/ES, e dos estados do Maranhão e do Ceará. É óbvio que essas homenagens lavam a alma, enriquecem a auto-estima, mas pra mim - como bom filho e com a formação militar-policial - na realidade lembram-me continuadamente o lema mais importante para um ser humano, pelo menos para mim, que é a certeza de que a MISSÃO FOI CUMPRIDA. Elogios podem produzir vaidades, orgulho exacerbado, egoísmo, mas em verdade devem produzir é a certeza de que cumprimos as nossas obrigações e os nossos deveres com galhardia e bravura, com a alma plena de generosidade. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.