"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(instituições/ansino/docente)



Docência em organizações policiais: a primeira foi a da minha casa profissional, a Academia Nacional de Polícia, minha querida ANP, da qual fui dos primeiros alunos e logo professor. Desde o barracão no futuro setor policial sul, no fim da W3 sul, em 1961, onde fiz o meu primeiro curso e dei aulas para a Cia de Serviços Especiais da GEB, formando nossos soldados para o controle de distúrbios civis, chegando à Academia pronta, na localização apropriada, onde lecionei para todos os níveis de formação e aperfeiçoamento do pessoal da Polícia Federal, de agentes a delegados da Polícia Federal, disciplinas como Inteligência Policial, Investigação Policial, Técnicas de Interrogatório, Prevenção e Repressão a Tóxicos e Entorpecentes e várias outras condizentes com minha formação e experiência policiais. Pela ANP também lecionei em praticamente todas as Academias de Polícia das secretarias de segurança pública dos estados, dentro do programa custeado pelo DEA/USA de combate às drogas, onde minha disciplina era a investigação policial no crime de tráfico de drogas. A ACADEPOL/ES, na Reta da Penha, em Vitória, foi outra casa minha durante décadas, de 1979 aos anos 2000, quando foi desativada (os cursos passaram a ser em Academias de outros estados, um absurdo inventado pelo governo do ES), lecionando Relações Interpessoais, Introdução ao Direito, Direito Penal, Investigação Policial, Técnicas de Interrogatório e outras, em cursos que iam da formação e aperfeiçoamento até o Curso Superior de Polícia, em todos os níveis, de motorista policial a Delegado Especial. A PM/ES, no seu CFA, em Itacibá, foi também, de 1994 até 2000, outra casa de ensino em que lecionei, iniciando pelo curso-concurso de sargentos em 94 e prosseguindo pelos cursos de reciclagem e formação de soldados, e no CFO, Curso de Formação de Oficiais, sendo as minhas disciplinas Introdução ao Direito, Direito Penal e Criminologia. Valeu a contribuição que pude dar a essas instituições de ensino policiais. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.