"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(instituições/públicas/funcionário)


A infantaria blindada


2º BIB: segundo batalhão de infantaria blindada, onde estagiei durante cerca de de um ano e meio como aspirante, e depois segundo-tenente do Exército Brasileiro. Situado em São Cristovão, no limite com a Mangueira, próximo à entrada principal da Quinta da Boa Vista, e também próximo à estação de passageiros da Mangueira, da Central do Brasil. Lá, tanto como oficial-subalterno da companhia de comando, onde comandava o pelotão de metralhadoras, como comandante, em substituição nas férias do capitão-comandante, da segunda companhia de infantaria, e como oficial-de-dia, muito aprendi de como comandar, chefiar e liderar pessoas, ainda mais em situação de combate, onde se exige o sacrifício da própria vida. Foi gratificante receber recrutas, a maioria de origem pobre, e ensiná-los a ordem social, desenvolvê-los para o dia-a-dia, dentro dos príncipios de hierarquia (presente em toda a vida, e não só na vida militar), torná-los cumpridores de deveres, de horários, cobrar-lhes os preceitos mínimos de higiene, de limpeza corpórea e de ambientes... Enfim, o EB é um local de formação cidadã, e fiz a minha parte. Os acampamentos em Tubiacanga, na Ilha do Governador, e as manobras militares, com a superação do cansaço e as habilidades técnicas de guerra, ensinaram-me a nunca sentir-me cansado e a dominar o cagaço (nome militar do medo), transformando em prática a aprendizagem teórica do CPOR/RJ. Disputei as olimpíadas militares, competindo com denôdo, sem entregar os pontos nunca, e só aceitando a derrota após o fim da refrega, respeitando o derrotado e sem grandes comemorações, pois o vencedor de hoje pode ser o perdedor de amanhã, já que a vida não é composta só de vitórias ou só de derrotas, e assim devemos ser humildes nas vitórias e não ter vergonha nas derrotas, desde que tenhamos lutado por aquelas até a última fibra do nosso corpo. Lá aprendi uma grande verdade, fortemente real na vida militar, com sua espessa hierarquia, onde você sempre comanda alguém, mas sempre é comandado por outro: para comandar, a primeira regra é saber obedecer. E assim fiz lá e procurei fazer no meu viver, comandando, mas também obedecendo, tudo dentro da hierarquia da vida, da família e das instituições em que laborei. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.