"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

terça-feira, 1 de julho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(instituições/ensino/aluno)



SLAPSIC - Sociedade Latino-Americana de Psicologia Clínica: a minha curiosidade sobre a área das ciências humanas, sobre a mente humana, sobre os comportamentos humanos, levaram-me a matricular-me em um curso de formação em psicanálise, técnica criada por Sigmund Freud, para buscar esclarecer os processos inconscientes dos comportamentos dos seres humanos. Para tanto, visitei as escolas e associações legais de tal ensino e, posteriormente, exercício profissional. Encontrei a Slapsic e nela matriculei-me, arrastando Terezinha para fazer comigo o curso de dois anos, intensivo, um final de semana por mês, com aulas às sextas, aos sábados e aos domingos, com professores renomados de Belo Horizonte, todos muito bons e com vasta experiência profissional. As aulas eram muito boas, movimentadas, com cases e exercícios, e aprendemos muito. Diplomado, porém, permaneci na condição de mero detentor do conhecimento, que utilizo para analisar, no sentido de entender, os comportamentos dos que me cercam. Tem sido de muita valia, para que aceite muitas coisas que vejo praticadas e com as quais não concordo. Isto porque não desejei nem desejo clinicar, já que não tenho a paciência para ficar cinqüenta minutos ouvindo as agonias e os problemas dos outros sem induzi-los a resolverem-se de uma vez por todas, ou seja ,no estilo do analista de Bagé, chutando o balde, custe o que custar, mas sem ficar remoendo, sofrendo. O analista deve ser paciente e deixar o paciente entender a situação que está vivendo através de suas próprias conclusões, de suas próprias vontades, de sua própria ótica, para que este então resolva-se da forma que quiser, e com isso muitos levam anos e anos em análise, pois não o conseguem em tempo breve. E eu lá, parado, só ouvindo? Não dá pra mim. Mas foi um bom curso, que me ensinou um bocado sobre os comportamentos humanos. Valeu SLAPSIC. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.