"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."

"Vou falá de umas pessoas, de umas coisas..."
"Êta Tijucona véia de guerra!"

Mostragem, agora por ordem alfabética, de passagens de minha vida, narradas sob a minha ótica e com total sinceridade, e que envolvem primeiramente pessoas que me acrescentaram algo, depois instituições em que labutei e, por fim, locais que me marcaram.

sábado, 19 de julho de 2008

vivencias-madeira-alfabética(secretarias municipais)



Em três ocasiões diferentes exerci o cargo de secretário municipal. A primeira, no ano de 1983, no município da Serra, Grande Vitória, na administração do prefeito João Baptista da Motta, cedido pela CST, onde era funcionário contratado. Já comentada no blog vivências cronológicas, fui secretário municipal de administração e consegui, junto com uma equipe de administradores, todos registrados no CRA/ES, enxugar a máquina administrativa e colocá-la para funcionar redondinha. Ao fim desse ano, como eu deveria imaginar desde o início, veio a politicagem e eu me exonerei, pois nunca vou aceitar falta de seriedade e o não cumprimento dos princípios básicos constitucionais da administração pública, que são legalidade, impessoalidade (este não conheço nenhum mandatário no país que cumpra, pois a regra é não para os inimigos ou desconhecidos e sim, a tudo, para os amigos e para os amigos dos amigos), moralidade, publicidade (outro não cumprido, pois tudo é feito às escondidas) e eficiência (o nosso serviço público é quase sempre ineficiente por ser partidarizado, feito por políticos derrotados, colocados em áreas que não conhecem e para as quais ainda nomeiam mais incompetentes). As outras duas experiências de secretário foram em 2000, em Guarapari, onde o fato se repetiu ao fim de um ano de administração, e pelos mesmos motivos. Como diz o Caio e eu não aprendi... Fui secretário municipal de educação e secretário municipal de turismo, em ambas prestigiando os funcionários competentes, impondo extrema seriedade na condução dos bens públicos e estando à frente mesmo dos trabalhos, desde as primeiras horas da manhã até o fim da noite, quando necessário. Inspeções nas escolas, chegando nelas em sistema de rodízio, antes dos professores e alunos, e às noites, pela hora de término das aulas. No turismo acabei com sinecuras de divisão de espaços e contratos para os festejos de natal, ano novo e carnaval. Foi bom e deixei um nome limpo, de trabalho e seriedade com a coisa pública, ao me exonerar. Madeira

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.